/* */

Vencimento do IPVA 2017

Popularmente conhecido como IPVA, sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto de competência estadual pago anualmente pelo proprietário veículos automotores em todo território nacional. Esse imposto é cobrado sobre todo e qualquer veículo ao qual seja exigido emplacamento e licenciamento. O Vencimento do IPVA 2017 acontece sempre nos primeiros meses do ano e de todo o dinheiro arrecadado, é dividido em 50% que cabe ao estado administrar e os outros 50% ao Município onde ocorreu o emplacamento, para que seja investido em qualquer área que a administração julgar necessário, saúde, educação, ou seja, o valor não é totalmente voltado a manutenção das vias de trânsito.

Vencimento do IPVA 2017

Vencimento do IPVA 2017

Veja Também: Saiba como e onde obter a 2 via do IPVA
É possível encontrar informações gerais sobre o Vencimento do IPVA 2017 tanto no site da Secretaria da Fazendo do Estado, quanto o DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, disponibilizam todas as informações necessárias para o contribuinte ficar por dentro das possíveis alterações sobre o imposto.

Entre as informações que podem ser encontradas nesses dispositivos, estão o método de funcionamento do pagamento com desconto e a prazo, que pode ser dividido em até 3 parcelas, a base de cálculo em cima do valor que o proprietário deverá desembolsar para quitar seu imposto, além da data de vencimento referente ao final de cada placa, que é o modo como são divididos os pagamentos.

Vencimento do IPVA 2017 nos principais estados brasileirosIPVA 2017

IPVA em São Paulo

Em São Paulo, de acordo com o site da Secretaria da Fazenda do Estado, o cidadão paulistano que possui veículo automotor, pagará aproximadamente 5% a menos no valor do IPVA deste ano em comparação com o valor pago no último ano, 2016. Para aqueles precavidos, que economizaram o suficiente para aproveitar o desconto de 3% oferecido para pagamento de parcela única, deverá efetuar o pagamento no primeiro dia de vencimento da placa que condiz com o seu automóvel. Por outro lado, aqueles que optarem pelo parcelamento do imposto poderá saldar a valor em até três vezes. O calendário com as datas de vencimento pode ser consultado no site da Secretaria.



IPVA no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o pagamento do IPVA poderá ser realizado em qualquer banco após a retirada da guia de recolhimento, através de boleto bancário, pelo site da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro ou do Banco Bradesco. Assim como no ano passado, o consumidor terá a opção de pagar à vista ou parcelado. O Detran do Rio de Janeiro disponibiliza em seu site as datas de vencimento de cada parcela, de acordo com a sua placa.

IPVA em Minas Gerais

Minas Gerais, assim como acontece no estado de São Paulo, acontece que o mineiro ganhará desconto ao pagar o imposto à vista, será cerca de 3% a menos em seu boleto. Consta no site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, um informativo sobre o preço do imposto que deve cair cerca 4,5%, uma queda considerável quando comparado com o que foi pago no ano de 2016. Os locais de pagamento para o contribuinte mineiro são os principais bancos do país, como o Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e no banco Santander. No site oficial da SEFAZ MG também é possível encontrar o link direto para emissão do boleto, visto que que a Secretaria do estado não envia boletos para pagamento, como é de costume em outros estados. O que é uma alternativa importante nesse momento, pois esta é uma das dicas para não cair no golpe do IPVA falso. Confira o calendário de pagamento disponível no site do DETRAN de Minas Gerais.

Vencimento do IPVA 2017

Para os moradores de Santa Catarina a queda do valor do IPVA no estado catarinense foi ainda maior, impulsionada pela baixa do preço fixada no mercado dos veículos do estado. Em 2017, o motorista vai pagar em média 4,5% a menos do que o ano de 2016. Diferentemente da maioria dos estados, quem efetuar o pagamento à vista não terá desconto, deixando assim o parcelamento em três vezes mais atraente aos proprietários. No site da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina também se encontra disponível os bancos onde será possível quitar o saldo devedor.

Em Pernambuco quem pagar o imposto à vista, ante do Vencimento do IPVA 2017, terá o desconto ampliado de 5% para 7%, bem maior que os estados citados acima oferecem para seus contribuintes. Outro aspecto que diferencia o estado da maioria, é que em Pernambuco, ao contrário do que é comum, o primeiro pagamento do IPVA tem vencimento somente no mês de fevereiro, sendo que até o ano de 2016 a diferença era ainda maior, pois acontecia no mês de março. Em meados de dezembro de 2016, o governo chegou a divulgar uma nota afirmando que o primeiro vencimento aconteceria já no primeiro mês do ano, mas voltou atrás na decisão. O calendário se encontra disponível no site oficial da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco.

Vencimento do IPVA 2017

No Amazonas, o proprietário de veículo automotor que pagar o IPVA à vista terá o maior desconto oferecido entres os estados. O valor diminuído na parcela única será de 10% do valor total. O Governo do estado adotou essa medida com o intuito de estimular que os contribuintes deixem de lado o pagamento parcelado de três vezes e evitem a possibilidade de ficarem inadimplentes. No entanto, o pagamento parcelado também contempla o proprietário com a diminuição do valor, mesmo que de forma sutil. De acordo com o site oficial da Secretaria de Fazenda do Amazona, a primeira parcela terá 10% de redução no valor, a segunda em torno 5% e a terceira é a única com o pagamento do valor integral.

As medidas de descontos são oferecidas com o intuito de não complicar a situação financeira de regularidade do contribuinte junto ao DETRAN, e também minimizar o número de pessoas que deixam de quitar o pagamento do imposto devido à crise econômica que o país está enfrentando nos últimos tempos. Acredita-se que essas medidas incentivam o pagamento integral, beneficiando assim, o estado e o cidadão brasileiro.

 

Veja abaixo o vídeo com o calendário com todos os vencimentos do IPVA 2017 no RJ:

https://www.youtube.com/watch?v=aHNlTHxcO8w

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *