IPVA Atrasado: Suja o nome? Como pagar?

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, foi estabelecido inicialmente no estado de São Paulo, em meados do ano de 1985 e, mais tarde, ainda em 1985, passou a ter validade também para os moradores do Estado do Rio de Janeiro. Até que, por fim, o imposto foi fixado na Constituição Federal através da emenda constitucional nº 27, em janeiro de 1986. Passou a ter validade em todo território nacional. E, desde então, algumas pessoas sofrem ao ter de pagar o IPVA Atrasado.

Nos últimos dois anos o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, tem assombrado os contribuintes brasileiros devido à crise financeira que o país está enfrentando. Estima-se que o desconto oferecido àqueles que pagarem parcela única será um pouco menor que o oferecido nos anos anteriores.

IPVA Atrasado: Suja o nome? Como pagar?

Para conseguir arcar com essa e outras despesas de início do ano, como é o caso do IPTU, outro imposto cobrado nessa época, é preciso estar com a vida financeira organizada. Essa não é uma tarefa simples, mas poderá obter sucesso se houver comprometimento e gastos conscientes.

Se o seu perfil financeiro é daqueles que gosta de se manter equilibrado, é importante priorizar os gastos familiares, que nesta época do ano está, em sua maioria, de férias. Por outro lado, caso o automóvel seja a principal fonte de renda, é prudente aproveitar o desconto do IPVA e quitar a parcela única. Só não se esqueça, antes de pagar à vista, verificar se o dinheiro não fará falta para compromissos de valores altos nos meses seguintes, como matricula escolar, materiais escolares, consultas médicas e outros gastos que podem surgir de maneira inesperada e acabar ficando numa situação desagradável.

Os gastos são imprevisíveis e nem sempre é possível ter um bom dinheiro poupado. Para mudar essa situação, é importante estabelecer metas para se sair bem no caso de uma eventualidade. Além disso, você deve poupar pensando em investir, seja na sua casa própria, em um carro novo, ou qualquer outra coisa que vá trazer benefícios. É uma opção também criar um plano de investimento, como por exemplo, pensar no que você quer investir e o quanto vai precisar para atingir sua.

Veja Também: Saiba as datas de pagamento do IPVA SP

Então, estabeleça um objetivo e defina o quanto você vai precisar poupar por mês para alcançar isso em um prazo de tempo previamente determinado. Não se esqueça de adicionar a esse plano financeiro os gastos com seu IPVA e IPTU, para não ficar inadimplente e acabar atrapalhando planos futuros.

IPVA Atrasado – Suja o nome?

É comum que o pagamento do IPVA deva ser efetuado sempre entre os meses de janeiro a abril, determinando e seguindo as datas de vencimento dos boletos de cobrança do imposto, que segue conforme o último numero da placa do veículo.

IPVA AtrasadoQuando o contribuinte opta por realizar o pagamento do imposto avista o usuário ganha ainda até 8% de desconto sob o total do valor cobrado. Mas e se acontecer de pagar o IPVA Atrasado? Essa é uma preocupação constante daqueles que veem a data do vencimento chegando e a situação financeira desfavorável.

Pois, sim. O IPVA que está atrasado acaba sendo um problema na vida do contribuinte, acarretando na perda do desconto concedido inicialmente por pagar o imposto dentro da data, sem contar que ainda fica com o seu veiculo irregular.

Se esse é o seu caso, e você está com o IPVA atrasado, saiba que o valor aumentará, pois assim como qualquer outro documento com data de vencimento determinada, há multas. A taxa cobrada nesse caso gira na média de 0,3% por dia de atraso, além dos juros baseados na taxa Selic.

Lembrando que esse valor citado não é fixo para todos os casos de inadimplência do imposto, pois a taxa da multa varia de acordo com o estado. É possível também descobrir o valor da multa do seu estado basta realizar uma pesquisa no site do Detran.

As penalidades por não pagar o IPVA são as seguintes:

  • Multa diária por atraso do pagamento, em aproximadamente 0,3% por dia;
  • Apreensão do veículo a qualquer momento;
  • Multa na carteira de habilitação por dirigir um veículo inadimplente, ou seja, sem que o IPVA esteja pago;
  • Proibição de um novo licenciamento;
  • Pagamento de taxas de guincho e transporte do veículo ao Detran em caso de apreensão.

Um alerta para aqueles que possuem veículos que sua fabricação seja anterior ao ano 2000, acabam isentos do pagamento desse imposto, pois entende-se que esses veículos já tenham contribuído o suficiente para o Governo, ganhando assim, o benefício do não pagamento do IPVA.

Pagar IPVA Atrasado

É muito importante ficar atento a divulgação do calendário de pagamentos o IPVA e de outros impostos que são arrecadados pelo Estado nesses primeiros meses do ano. Assim, as chances de você perder prazo de pagamento e o desconto oferecido para aqueles que efetuarem a quitação em cota única, são mínimas, evitando futuras dores de cabeça.

Mas se, por algum motivo, for preciso pagar o IPVA fora do prazo estabelecido, no site do Detran do seu estado, ainda será possível emitir a nova guia de pagamento do seu imposto vencido com valor atualizado, incluindo os juros e as correções monetárias. No entanto, caso no seu estado o Detran não permita essa funcionalidade online basta se dirigir até um posto de atendimento para o cidadão como, por exemplo, o Vapt Vupt e solicitar a sua nova guia para pagamento.IPVA Atrasado

Com a nova guia em mãos, é importante se atentar para realização do pagamento dentro desse novo prazo. O seu IPVA com data atrasada poderá ser pago em uma agência bancária que seja credenciada ou em casas lotéricas de todo Brasil. Confira a lista de quais são os Bancos credenciados para receber IPVA Atrasado:

  • Banco do Brasil;
  • Mais BB (Correspondente Bancário do BB);
  • Correios;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Sicoob;
  • Santander;
  • Mercantil do Brasil.

Lembre-se que, vencendo o primeiro boleto ou o único de pagamento da negociação, a dívida volta a correr normalmente e se faz necessário voltar ao local e fazer uma nova negociação. Não perca tempo, pague o seu boleto em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *